segunda-feira, 10 de maio de 2010

O Por que do Tema Indígena??


Um certo dia ao comentar sobre meu primeiro livro aos meus amigos, detalhei o máximo que pude, pois sempre espero opiniões, elogios e críticas.  E um deles curioso indagou:
- Por que escolheu esse tema para trabalhar? De onde tirou a história?
Nossa naquele momento deu-me um frio na barriga, não que eu não obtivesse a tal resposta! Mas é algo que não esperava ouvir, pelo menos não naquela altura da minha vida. Pois até então, esse era um tema um tanto comum para mim, e que foi fácil trabalhar. Mas analisando bem todos os ângulos, não foi um tema qualquer que apareceu de repente! Ou que fora a minha única opção de escrever!
O que lhe respondi foi:
- Sinceramente, eu só quis mudar um pouco o ritmo das histórias indígenas que já conhecemos. Queria fazer algo real e surreal, tradicional e nacional. Algo que não mexesse apenas com minha cabeça, e sim com a de todos que a passarem a ler!
Pensei em muitos temas para se trabalhar, mas o que seria mais portante que trabalhar nossa cultura? Então busquei, e pesquisei. Encantei-me com a história dos nossos ancestrais negro. Porém é um tema que pouco tenho conhecimento, (claro que fica a idéia para eu estudar e possivelmente criar um livro dessa cultura) e descobri que minha origem mais visivel dos ancestrais eram os índios, e foi o mais o que me chamou atenção, foram os livros indígenas, há tempos que não vejo um livro da nossa época, nesse século XXI nesse tema!
Juro que tentei ler "Iracema" do magnífico "José de Alencar", um também cearense que criou uma trilogia indígena. Não consegui terminar o livro, mas não foi por que não me chamasse atenção, pelo contrário conheço a história e sou apaixonado por esse romance, mas o motivo por eu não ter lido, foi por causa da escrtita. Era uma epoca diferente, era uma escola literária diferente. A linguagem era mais culta e formal. E foi o que não me chamou atenção, nem estou falando das palavras indígenas que ele compõe, mas da própria escrita do Português da época. Foi o que não me prendeu no livro. Esse foi um dos principais motivos para eu escrever  sobre o tema. Pronto! O tema eu tinha, agora e a idéia? E o conteúdo?
Minha Idéia era fazer um romance, e como eu disse, seria mudar para nossa época, e variar a história. Por que não exporar o lado místico do tema?
Imaginei que para os Indígenas, muitas coisas existem em seu meio, como magia, milagres, que nós não acreditamos. Afinal é uma crença diferente! Então tive a idéia trabalhar o lado subliminar do tema. Indios, caçadores, guerreiros, lendas, ambição, traição. Ai me motivei mais ainda a escrever um livro! Pronto! eu tinha um tema e uma idéia! E o conteúdo? Bom como todo bom escritor em seu primeiro livro, ele tem a idéia e busca fragmentos em tudo que ele ver para seu livro, seja uma cena no ônibus, ou algo que ver na tv, um filme que assiste, uma conversa com um amigo. Tudo trás idéias para uma cena, cenário, falas e personagens do livro! Então foi isso, fragmentos que busquei no meu mundo, meu conhecimento, e trouxe para o livro! Junto com meu sentimento! E dai gerei um filho, "Os Mistérios de Maporã". Tenho orgulho de saber que consegui, e irei conquistar muito mais os meus objetivos.
Acho que fica respondido a  pergunta e dúvidas desse meu colega! Caso tenha alguma dúvida, sugestão, elogios, manda e-mail pra vagsontomaz@gmail.com ou comenta aqui nesse post!
Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário